domingo, 11 de março de 2012

De volta! com o Pavão-branco

Às vezes passo algum tempo "off", mas isso quer dizer que estou dedicando o meu tempo a outras atividades, que não a de escrever. Li uma informação no Facebook, postada pela minha prima Iara (SSA-BA), que me inspirou a voltar a escrever aqui no blog. As Ciências me apaixonam, pois me sinto ligada intimamente com a natureza, seja ela viva ou inanimada...
Tenho muitas coisas para contar, que aprendi, mas agora registro aqui o que eu li (de Iara):


Pavão-branco

São uma variação dos pavões,assim como os azuis!
Origem: Índia e Sri Lanka.
Características: é a mesma espécie do pavão azul. Mantém os mesmos hábitos.
Os de cor branca surgiram, há milhares de anos, quando os chineses o levaram para as montanhas altas e geladas da Manchúria.
A noite o pavão prefere se proteger em cima de árvores ou arbustos um pouco mais altos, de lá ele emite os sons estridentes avisando as demais aves sobre a aproximação de predadores.
A cauda dos pavões macho que é utilizada para atrair e cortejar as fêmeas, é um exemplo de encantamento sexual, e embora tenha o nome de cauda, esta é na realidade formada pelas penas superiores da sua cobertura.
A sua postura é de até 28 ovos que levam 28 dias a chocar. Os ovos são castanho claros e são postos um por dia, geralmente de tarde. O macho não ajuda no cuidado dos ovos e é polígamo, podendo ter até seis fêmeas. O pavão é uma das aves que menos come em relação ao seu peso, cerca de 50 gramas por dia, enquanto uma galinha consome, em média, 110 gramas diárias.

Ele não é LINDO? e CHIQUE? Amei...